COLÉGIO RUI BARBOSA
Relação família e escola:
Uma parceria que dá certo
Os pais devem tomar consciência de que a escola não é uma entidade estranha, desconhecida e que sua participação ativa nesta é garantia da boa qualidade da educação escolar. As crianças são filhos e estudantes ao mesmo tempo. Assim, as duas mais importantes instituições da sociedade contemporânea, a família e a escola, devem unir esforços em busca de objetivos comuns.
Educar não é tarefa fácil, principalmente em uma sociedade com certas tendências sociais de forte influência que não ajudam a melhorar a consciência moral, individual e coletiva. É preciso exercer a autoridade que legitima a educação. Isto significa também respeitar a personalidade dos filhos e dos alunos, que devem Ter o direito de expor sua opinião. A educação necessita de autoridade, mas não de autoritarismo.
FUNÇÃO DA ESCOLA:
A escola surgiu porque a família não é suficiente para educar, uma vez que muitas mudanças ocorreram na família tradicional. O que a escola pode oferecer que a família não pode? A escola se apresenta como único lugar de possível convivência com um grupo de crianças, adolescentes, jovens de certa idade. Portanto é um lugar oportuno para desenvolver os hábitos de socialização, necessários para a vida em comunidade, além de proporcionar cultura e favorecer o acesso a bens culturais como a leitura e a escrita. Contundo a escola não é depósito, onde se jogam os filhos, livrando-se deles por algum tempo.
A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Uma vez escolhida à escola, a relação com ela apenas começa. É preciso o diálogo entre escola, pais e filhos. A participação da família deve se firmar no auxílio à atuação pedagógica escolar, ou seja, uma continuidade de coerência entre as atuações da escola e da família. Os pais devem acolher os filhos e ajudá-los, não apenas nas tarefas escolares, mas de toda a vida. É preciso abrir o coração.
FUNÇÃO DOS PAIS:
Neste âmbito, compete aos pais manterem-se informados sobre os resultados obtidos pelos filhos: colaborar com os professores para tornar mais coerente e eficaz a atuação escolar, mostrarem-se interessados pelas atividades realizadas pelos filhos na escola; valorizar a escola, os conhecimentos e habilidades que propicia para criar nos filhos hábitos de respeito e uma expectativa positiva em relação aos estudos; expressar em palavras atitudes a confiança que têm na instituição escolar e em seus docentes; procurar saber o que o seu filho realizou na escola e como foi o seu dia; zelar por uma relação de carinho e respeito com os professores, pois a opinião dos pais influi sobre os filhos (é necessário lembrar que o respeito pelos professores é condição para que estes exerçam sua atividade educacional); observar seus materiais escolares e mediá-los nas tarefas de casa; resolver problemas entre família e escola e reforçar sempre a auto-estima e autoconfiança dos filhos, elogiando-os e comentando com amigos, parentes e família os êxitos escolares deles.
Sem dúvida, é primordial ter tempo para os filhos, ser exemplo de comportamentos (pontualidade, respeito e etc.) e propiciar-lhes a liberdade de pensar e agir. Saber dizer “não”, introduzindo-os no mundo real, fazendo-os pensar no que foi negado para que amadureçam com sabedoria. A educação não depende de si mesma, mas principalmente do papel que a família desempenha dentro, fora e junto à escola.
Texto extraído da revista Mundo Jovem, fevereiro de 2007.
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