CEJAN - C. Educ. José de Anchieta - Tel: (21) 2601-6990


  • 6/20/2022

Agosto é considerado o mês mais demorado do ano por várias pessoas. Primeiro, porque tem 31 dias e, segundo, por não ter feriados. Entretanto, o oitavo mês do ano conta com algumas datas comemorativas.

Leia também: 19 de novembro – Dia da Bandeira

Datas comemorativas de agosto

No dia 3 de agosto, comemora-se o fim oficial da censura no Brasil. A data foi criada em 1988 para recordar o dia em que a nova Constituição Federal foi votada na Assembleia Constituinte. A censura estabeleceu-se a partir de 1964, na Ditadura Militar, e cerceava a liberdade de expressão intelectual, artística, científica e política.

Uma outra data brasileira importante é celebrada no dia 5 de agosto: nascimento deDeodoro da Fonseca - uma figura importante da história do país. O militar foi líder do golpe de 15 de novembro de 1889, que instaurou a república no Brasil. Ele também foi o primeiro presidente do Brasil.

Dia Internacional dos Povos Indígenas foi estabelecido em 9 de agosto. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de diversos locais do globo terrestre.

Dia do Estudante é festejado em 11 de agosto no Brasil. Nessa mesma data, em 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil, em São Paulo e no Pernambuco. No Dia do Estudante, várias escolas realizam homenagens, eventos, festas, entre outras atividades.

No segundo domingo de agosto, é realizada uma comemoração familiar: o Dia dos Pais. A primeira homenagem no Brasil ocorreu nos anos 1950. Uma curiosidade é que o Brasil é um dos poucos países que comemora o Dia dos Pais em agosto. Na maioria dos países, a data é celebrada em junho.

Em 22 de agosto, é festejado o Dia do Folclore. A origem remete ao arqueólogo William John Thoms, que nessa mesma data, em 1846, sugeriu que todo o conjunto de tradições ou “antiguidades” populares poderia ser definido pela palavra “folklore”. No Brasil, o termo folclore foi oficializado em 1965. Carnaval, saci-pererê e bumba meu boi são alguns elementos do folclore brasileiro.



Feliz Dia dos Professores ...
Festa de Encerramento do CEJAN...
Alimentação Saudável e Não Sau...
Dia das Mães 2019...
Dia da Crianças!...
Drive Thru de Natal...