CEJAN - C. Educ. José de Anchieta - Tel: (21) 2601-6990


RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO

  • 7/15/2011

COLÉGIO RUI BARBOSA
Relação família e escola:
Uma parceria que dá certo

             Os pais devem tomar consciência de que a escola não é uma entidade estranha, desconhecida e que sua participação ativa nesta é garantia da boa qualidade da educação escolar. As crianças são filhos e estudantes ao mesmo tempo. Assim, as duas mais importantes instituições da sociedade contemporânea, a família e a escola, devem unir esforços em busca de objetivos comuns.
             Educar não é tarefa fácil, principalmente em uma sociedade com certas tendências sociais de forte influência que não ajudam a melhorar a consciência moral, individual e coletiva. É preciso exercer a autoridade que legitima a educação. Isto significa também respeitar a personalidade dos filhos e dos alunos, que devem Ter o direito de expor sua opinião. A educação necessita de autoridade, mas não de autoritarismo.
             FUNÇÃO DA ESCOLA:
             A escola surgiu porque a família não é suficiente para educar, uma vez que muitas mudanças ocorreram na família tradicional. O que a escola pode oferecer que a família não pode? A escola se apresenta como único lugar de possível convivência com um grupo de crianças, adolescentes, jovens de certa idade. Portanto é um lugar oportuno para desenvolver os hábitos de socialização, necessários para a vida em comunidade, além de proporcionar cultura e favorecer o acesso a bens culturais como a leitura e a escrita. Contundo a escola não é depósito, onde se jogam os filhos, livrando-se deles por algum tempo.
             A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Uma vez escolhida à escola, a relação com ela apenas começa. É preciso o diálogo entre escola, pais e filhos. A participação da família deve se firmar no auxílio à atuação pedagógica escolar, ou seja, uma continuidade de coerência entre as atuações da escola e da família. Os pais devem acolher os filhos e ajudá-los, não apenas nas tarefas escolares, mas de toda a vida. É preciso abrir o coração.
             FUNÇÃO DOS PAIS:
             Neste âmbito, compete aos pais manterem-se informados sobre os resultados obtidos pelos filhos: colaborar com os professores para tornar mais coerente e eficaz a atuação escolar, mostrarem-se interessados pelas atividades realizadas pelos filhos na escola; valorizar a escola, os conhecimentos e habilidades que propicia para criar nos filhos hábitos de respeito e uma expectativa positiva em relação aos estudos; expressar em palavras atitudes a confiança que têm na instituição escolar e em seus docentes; procurar saber o que o seu filho realizou na escola e como foi o seu dia; zelar por uma relação de carinho e respeito com os professores, pois a opinião dos pais influi sobre os filhos (é necessário lembrar que o respeito pelos professores é condição para que estes exerçam sua atividade educacional); observar seus materiais escolares e mediá-los nas tarefas de casa; resolver problemas entre família e escola e reforçar sempre a auto-estima e autoconfiança dos filhos, elogiando-os e comentando com amigos, parentes e família os êxitos escolares deles.
             Sem dúvida, é primordial ter tempo para os filhos, ser exemplo de comportamentos (pontualidade, respeito e etc.) e propiciar-lhes a liberdade de pensar e agir. Saber dizer “não”, introduzindo-os no mundo real, fazendo-os pensar no que foi negado para que amadureçam com sabedoria. A educação não depende de si mesma, mas principalmente do papel que a família desempenha dentro, fora e junto à escola.
Texto extraído da revista Mundo Jovem, fevereiro de 2007.



Dia da Crianças!...
Olimpíadas do Cejan 2018...
Copa de Ginástica Ritmica 2018...
Cejan na Copa PrincessGym...
"OLIMPÍADAS CEJAN 2016". Veja ...
Atividades de Ed. Física...